O Processo

Marca não é O QUE sua empresa faz, é COMO ela faz e como isso fica gravado na mente das pessoas. 
A marca de uma empresa não é seu logo, seu site, sua fachada, seus produtos ou sua loja. Isso tudo são manifestações, pontos onde o cliente terá contato com a marca e com a experiência que ela proporcionará. Essas interações irão gerar uma lembrança, uma "marca", na mente das pessoas.
O papel da estratégia de marca é controlar e planejar para que essa experiência resulte em lembranças positivas e seu negócio não dependa apenas da sorte.
Nossa metodologia de desenvolvimento de marcas consiste em 4 etapas:
Aqui é onde tudo começa. Esta é a principal etapa de pesquisa e que fornecerá as informações necessárias para que as decisões tomadas sejam embasadas.
A pesquisa de Universo da Marca tem como base a tríplice: público, concorrentes e DNA. Nesta etapa identificaremos o que a marca é (ou pretende ser), sua missão ou propósito, valores, crenças, o que faz e como faz, diferenciais, proposta de valor, etc. Entenderemos quais são os desejos e dores do público e como os concorrentes se posicionam nesse mercado, identificando oportunidades e armadilhas.
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Tendo como base as informações levantadas na etapa anterior (Universo da Marca) e também as metas do plano de negócio, cria-se uma estratégia para que a comunicação da marca atinga tais objetivos.
Nesta etapa será definido o posicionamento que a marca adotará no mercado, qual sua postura ou personalidade, qual arquétipo estará associado (quando necessário) e a ideia unificadora, que será o conceito central de toda a experiência oferecida ao público.
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Criar uma identidade significa criar um padrão que possa ser facilmente identificado e associado a uma ideia ou conceito.
A definição da Identidade Visual e da Identidade Verbal criará padrões (cores, formas, elementos, tipografias, tom de voz, etc) de comunicação que podem ser replicados e adaptados de acordo com o meio e a situação, visando sempre atingir os objetivos da estratégia definidos na etapa anterior.
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A Experiência da Marca visa tornar toda a estratégia (intangível) em elementos tangíveis e que gerem interações positivas da marca com o público, ou seja, que gerem experiências positivas.
Nesta etapa serão criados os Pontos de Contato, os pontos onde a marca terá contato com o cliente. Estes pontos podem ser os materiais institucionais (logotipo, cartão de visita, timbrado, pasta, uniforme, assinatura de email, etc), os espaços físicos (fachadas, sinalização, arquitetura), os espaços digitais (sites, redes sociais, etc), entre outros.
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